Open Banking
Open Banking

Segurança para sua jornada

O Open Banking foi pensado para oferecer segurança em todas as etapas.

Experiência em segurança

As empresas envolvidas no Open Banking Brasil utilizam sua ampla experiência no mercado financeiro para estabelecer padrões e políticas de segurança aplicáveis em suas transações de pagamento, como TED, DOC e Pix.

Autenticação

São utilizadas diferentes formas de autenticação como biometria, token e senha, o que possibilita à  pessoa cadastrada mais de uma maneira de comprovar que é ela mesma.

Análise e monitoramento de comportamento

Sistemas de monitoramento analisam as transações, indicam aquelas que têm maior probabilidade de estar relacionadas a fraudes e tomam as medidas necessárias.

Canais de atendimento

As instituições participantes do Open Banking Brasil terão canais de atendimento especializados para tratar qualquer dúvida ou outros assuntos relacionados ao tema.

Dicas para uma jornada ainda mais segura

Confira algumas dicas úteis para ficar ainda mais seguro no Open Banking Brasil e se proteger de possíveis fraudes.

Senhas

Crie uma senha forte e evite utilizar dados pessoais, como datas de nascimento ou seu próprio nome, números repetidos ou sequenciais (como 111111 ou 123456), pois tornam a senha mais fácil de ser descoberta.

Use senhas diferentes para contas diferentes. Isso faz com que, caso alguém tenha acesso a uma de suas senhas, fique restrito a um único acesso.

Não compartilhe senhas, códigos de segurança ou tokens em ligações ou mensagens recebidas. É possível que o fraudador tente se passar por alguém do seu banco de confiança ou de sites de comércios.

Segurança nas redes

Cuidado com postagens em redes sociais em que você compartilha seus dados. Ajuste a privacidade para que somente seus amigos ou contatos possam visualizar as publicações.

Nunca transfira dinheiro para amigo ou familiar que tenha feito o pedido por mensagem de texto sem, antes, ligar para confirmar, não usando a ligação através do áudio do aplicativo.

Ajuste a privacidade da sua foto de perfil nos aplicativos para que apenas seus contatos possam ver.

Nunca acesse sua conta clicando em links recebidos em mensagens. O ideal é acessar sua conta diretamente no site de sua instituição ou em seus aplicativos oficiais.

Boas práticas

Nunca passe informações pessoais, principalmente credenciais de acesso e senhas, para terceiros por telefone ou outro canal.

No caso de perda ou roubo do RG, CPF, as chances de ser vítima de fraudes aumentam bastante.

Não deixe de registrar um boletim de ocorrência (B.O.), que pode ser feito até mesmo de forma online, pelo site oficial do órgão de segurança do seu estado.

Esteja atento

Nunca permita que acessem remotamente o seu computador ou celular, nem aceite fazer procedimentos de segurança durante a chamada.

Não acredite em promoções muito vantajosas.

Desconfie sempre de tentativas de contato suspeitas, como telefonemas ou mensagens de texto, principalmente com números de telefone desconhecidos. Na dúvida, desligue e entre em contato com os canais de atendimento oficiais da sua instituição

Ao receber uma oferta de crédito, entre em contato com a instituição financeira por meio de seus canais oficiais para confirmá-la. Nenhuma instituição financeira séria e certificada pelo Banco Central cobra taxas para liberar empréstimo. Isso é crime.