Open Banking
Open Banking

Mais liberdade de escolha e serviços para você

O Open Banking ou Sistema Financeiro Aberto é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência, e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para você, consumidor.

Você, pessoa física ou jurídica, é quem decidirá quando e com quem deseja compartilhar seus dados. O Open Banking assegura a padronização do compartilhamento de dados e serviços.

VOCÊ NO CONTROLE

Com o Open Banking é você, o cliente, que escolhe como, quando e com quem compartilhar os seus dados através do consentimento à instituição detentora dos dados.

SEGURANÇA E PRIVACIDADE

O compartilhamento dos seus dados só pode ser feito com o seu consentimento. O processo é 100% digital e realizado dentro de um ambiente seguro, sob supervisão do Banco Central.

SIMPLES E PRÁTICO

Sempre que você desejar, a qualquer hora e em qualquer lugar, poderá compartilhar seus dados com a Instituição escolhida de um jeito prático e acessível.

COMPARTILHAMENTO GRATUITO

Você poderá dar acesso aos seus dados a instituição credenciada que desejar. Os dados são seus e o Sistema Financeiro aberto proporciona a você o direito de compartilhamento gratuito deles

Fases de implementação

A cada fase, o Open Banking evolui para que mais dados, produtos e serviços sejam incorporados.

Dados públicos
das instituições
financeiras

As instituições financeiras disponibilizam dados de forma padronizada. Nessa fase, devem ser disponibilizadas as informações de seus canais de atendimento e de seus produtos e serviços, incluindo as taxas e tarifas de cada item ofertado.

Para o cliente: podem surgir novas comparações de produtos e serviços financeiros, o que facilitará a escolha de produtos de acordo com as necessidades de cada cliente.

Compartilhamento
de dados do
consumidor

O consumidor poderá compartilhar seus dados (cadastros, transações em conta, informações sobre cartões e operações de crédito) com as instituições de sua preferência. Tudo é feito por meio de consentimento, que pode ser revogado a qualquer momento.

Para o cliente: novos produtos e serviços, mais personalizados e acessíveis podem ser acrescentados. Mas o compartilhamento de dados entre instituições só será possível por meio de consentimento.

Serviços
à  escolha do
consumidor

Os consumidores terão acesso a serviços financeiros como pagamentos e encaminhamento de propostas de crédito, sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras com as quais eles já têm relacionamento.

Para o cliente: nesta fase poderão ser enviadas e contratadas propostas de crédito de outras instituições de escolhado consumidor, que ganha autonomia no acesso a serviços financeiros.

Ampliação de
dados, produtos
e serviços

Inclusão de novos dados que poderão ser compartilhados, além de novos produtos e serviços, tais como contratação de operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência privada.

Para o cliente: os consumidores passam a ter o controle do compartilhamento de uma gama maior de informações, o que pode levar à  criação de produtos ainda mais personalizados para cada necessidade.

Quem participa

Saiba quem faz parte do Open Banking. Acessando esta área, você confere quais são as entidades participantes do sistema financeiro aberto no Brasil e qual o tipo de instituição e sua modalidade de participação: obrigatória, voluntária ou parceria. Ao encontrar na busca uma instituição com a qual deseja compartilhar seus dados, você tem a certeza de que ela está certificada, garantindo segurança para suas operações financeiras e transferência de dados.

Saiba mais

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O que é Open Banking?

O Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que permite o compartilhamento de dados financeiros de clientes entre instituições financeiras e de pagamentos por meio da abertura e integração de seus respectivos sistemas. ...

Conheça o Open Banking

O Open Banking chegou para transformar você em protagonista. Com o Open Banking você pode decidir com quem compartilhar seus dados pessoais e de comportamento financeiro, seja pessoa física ou jurídica. E também decide quando ...

Próximos Eventos
15
Dez
Início Fase 4
23:59 - online

Perguntas frequentes

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, propicia o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de APIs (Application Programming Interfaces) por parte de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. No caso de dados de clientes (pessoa física ou jurídica) é o cliente que decidirá quando e com quem ele deseja compartilhá-los no escopo do Open Banking, desde que seja com finalidades específicas e prazos determinados.
Com o Open Banking espera-se a entrega de produtos e serviços financeiros a consumidores com maior agilidade, conveniência e segurança. Além da possibilidade de integração da prestação de serviços financeiros à  jornada digital do consumidor, são fornecidas condições para o surgimento de modelos de negócio que têm o cliente no centro. Esses novos modelos, que podem envolver, por exemplo, comparadores de preços, produtos e serviços, possibilitarão ao consumidor maior visibilidade e controle de sua vida financeira, bem como o acesso a produtos personalizados e a condições financeiras mais vantajosas e adequadas à s suas necessidades, interesses e objetivos.

O Open Banking será implementado de forma gradual e em fases.

Fase 1 (1º de fevereiro de 2021)
Open Data padronizado das instituições financeiras: as informações sobre canais de atendimento e produtos e serviços devem ser disponibilizadas, incluindo as taxas e tarifas de cada item ofertado.

Fase 2 (15 de julho de 2021)
Compartilhamento de dados do consumidor: você poderá compartilhar seus dados (cadastros, transações em conta, informações sobre cartões e operações de crédito) com as instituições de sua preferência. Tudo feito por meio de consentimento, que pode ser revogado a qualquer momento.

Fase 3 (30 de agosto de 2021)
Serviços à  escolha do consumidor: acesso a serviços financeiros como pagamentos e encaminhamento de propostas de crédito, sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras com as quais você já tem relacionamento.

Fase 4 (15 de dezembro de 2021)
Ampliação de dados, produtos e serviços: inclusão de novos dados que poderão ser compartilhados, além de novos produtos e serviços, tais como contratação de operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência privada.

Sim. Mediante seu prévio consentimento, será possível iniciar o pagamento a partir de uma instituição prestadora de serviço de inicialização de transação de pagamento, conforme a regulamentação em vigor.