Open Banking
Open Banking

Mais liberdade de escolha e serviços para você

O Open Banking ou Sistema Financeiro Aberto é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência, e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para você, consumidor.

Você, pessoa física ou jurídica, é quem decidirá quando e com quem deseja compartilhar seus dados. O Open Banking assegura a padronização do compartilhamento de dados e serviços.

VOCÊ NO CONTROLE

Com o Open Banking é você, o cliente, que escolhe como, quando e com quem compartilhar os seus dados através do consentimento à  instituição detentora dos dados.

SEGURANÇA E PRIVACIDADE

O compartilhamento dos seus dados só pode ser feito com o seu consentimento. O processo é 100% digital e realizado dentro de um ambiente seguro, sob supervisão do Banco Central.

SIMPLES E PRÁTICO

Sempre que você desejar, a qualquer hora e em qualquer lugar, poderá compartilhar seus dados com a Instituição escolhida de um jeito prático e acessível.

COMPARTILHAMENTO GRATUITO

Você poderá dar acesso aos seus dados a instituição credenciada que desejar. Os dados são seus e o Sistema Financeiro aberto proporciona a você o direito de compartilhamento gratuito deles

Fases de implementação

A cada fase, o Open Banking evolui para que mais dados, produtos e serviços sejam incorporados.

Quem participa

Saiba quem faz parte do Open Banking. Acessando esta área, você confere quais são as entidades participantes do sistema financeiro aberto no Brasil e qual o tipo de instituição e sua modalidade de participação: obrigatória, voluntária ou parceria. Ao encontrar na busca uma instituição com a qual deseja compartilhar seus dados, você tem a certeza de que ela está certificada, garantindo segurança para suas operações financeiras e transferência de dados.

Saiba mais

Notícias e eventos

Como funciona o Open Banking

Quem pode usar o Open Banking O Open Banking (Sistema Financeiro Aberto) é uma iniciativa desenvolvida para que o mercado financeiro e de pagamentos seja mais eficiente, seguro, transparente e inclusivo. Todos os consumidores que ...

O que é Open Banking?

O Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que permite o compartilhamento de dados financeiros de clientes entre instituições financeiras e de pagamentos por meio da abertura e integração de seus respectivos sistemas. ...

Conheça o Open Banking

O Open Banking chegou para transformar você em protagonista. Com o Open Banking você pode decidir com quem compartilhar seus dados pessoais e de comportamento financeiro, seja pessoa física ou jurídica. E também decide quando ...

Próximos Eventos
13
Ago
Início Fase 2
08:00 - online
30
Ago
Início Fase 3
08:00 - online

Perguntas frequentes

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, propicia o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de APIs (Application Programming Interfaces) por parte de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. No caso de dados de clientes (pessoa física ou jurídica) é o cliente que decidirá quando e com quem ele deseja compartilhá-los no escopo do Open Banking, desde que seja com finalidades específicas e prazos determinados.
Com o Open Banking espera-se a entrega de produtos e serviços financeiros a consumidores com maior agilidade, conveniência e segurança. Além da possibilidade de integração da prestação de serviços financeiros à  jornada digital do consumidor, são fornecidas condições para o surgimento de modelos de negócio que têm o cliente no centro. Esses novos modelos, que podem envolver, por exemplo, comparadores de preços, produtos e serviços, possibilitarão ao consumidor maior visibilidade e controle de sua vida financeira, bem como o acesso a produtos personalizados e a condições financeiras mais vantajosas e adequadas à s suas necessidades, interesses e objetivos.

O Open Banking será implementado de forma gradual e em fases.

Fase 1
Open Data padronizado das instituições financeiras: as informações sobre canais de atendimento e produtos e serviços devem ser disponibilizadas, incluindo as taxas e tarifas de cada item ofertado.

Fase 2
Compartilhamento de dados do consumidor: você poderá compartilhar seus dados (cadastros, transações em conta, informações sobre cartões e operações de crédito) com as instituições de sua preferência. Tudo feito por meio de consentimento, que pode ser revogado a qualquer momento.

Fase 3
Serviços à  escolha do consumidor: acesso a serviços financeiros, como pagamentos e encaminhamento de propostas de crédito, sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras com as quais você já tem relacionamento.

Fase 4
Ampliação de dados, produtos e serviços: inclusão de novos dados que poderão ser compartilhados, além de novos produtos e serviços, tais como contratação de operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência privada.

Sim. Mediante seu prévio consentimento, será possível iniciar o pagamento a partir de uma instituição prestadora de serviço de inicialização de transação de pagamento, conforme a regulamentação em vigor.