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4 tipos de golpes digitais e como se livrar deles

Já não é novidade que tentativas de fraudes digitais acontecem a todo momento e atingem qualquer tipo de organização. As mais comuns no mercado são aquelas relacionadas a roubo de identidade, clonagem de cartões e lavagem de dinheiro. Essas ações são sempre sinônimo de prejuízo e, muitas vezes são irreversíveis. Em razão disso, o melhor caminho é agir preventivamente.

A seguir, listamos alguns tipos de golpes e recomendações simples que podem ajudar você a ter uma melhor experiência digital:

Invasão de conta (acesso não autorizado)

Se você, sem perceber, responde mensagens suspeitas recebidas por SMS e WhatsApp ou acessa uma página falsa de instituição financeira na internet, o golpista pode roubar seus dados de acesso, invadir a sua conta bancária e desviar seu dinheiro.

O que fazer?

  • Não clique em links suspeitos recebidos por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens. Confirme sempre o link e o domínio, uma vez que muitos sites falsos usam domínios parecidos com os reais;
  • Verifique sempre a autenticidade dos endereços visitados na internet. Na dúvida, entre em contato com o seu banco por meio dos canais de atendimento oficiais;
  • Proteja suas informações de acesso, crie senhas complexas e mantenha sempre o sigilo sobre seus dados pessoais;
  • Realize transações apenas nos ambientes logados via aplicativo ou site do banco.

Golpes Digitais da Central de atendimento falsa

Golpistas costumam criar centrais de atendimento falsas. Se você interagir com uma delas para tratar um assunto de segurança, cadastramento ou problema relacionado à sua conta, por exemplo, pode acabar expondo suas informações pessoais ou até mesmo permitindo acesso ao seu celular, tablet ou computador.

O que fazer?

  • Desconfie sempre de tentativas de contato suspeitas, como telefonemas ou mensagens de texto, principalmente com números de telefone desconhecidos. Na dúvida, desligue e entre em contato com os canais de atendimento oficiais da sua instituição;
  • Nunca passe informações pessoais, principalmente acesso e senhas, para terceiros.

Fraudes por aplicativos de mensagem

Esse caso é comum e acontece quando fraudadores conseguem acesso aos seus aplicativos, como WhatsApp e Telegram, ou se passam por outras pessoas e enviam mensagens, como se fossem um dos contatos da sua agenda (amigo ou parente), solicitando transferência de algum valor.

O que fazer?

  • Peça para a pessoa te responder por áudio ou te ligar. Se ainda estiver desconfiado, ligue para ela e confirme se o pedido é verdadeiro, mas não faça isso através da opção de áudio do aplicativo;
  • Sempre confira os dados do destinatário antes de confirmar uma transação. 

Venda falsa

O golpista anuncia a venda de um produto em alguma rede social, site de anúncio ou plataforma de e-commerce e negocia com você, que faz o pagamento, mas acaba não recebendo o produto. O mesmo acontece em casos de promessa de empréstimo mediante pagamento prévio.

O que fazer?

  • Verifique a procedência de ofertas e anúncios recebidos nos diferentes meios de comunicação. Evite clicar em banners ou pop-ups, mesmo em sites seguros;
  • Pesquise o ofertante em sites especializados ou rankings de reclamações;
  • Desconfie de promessas de grande retorno financeiro ou de benefícios muito maiores do que os custos;
  • Sempre confira os dados do destinatário antes de confirmar uma transação;
  • Ao receber uma oferta de crédito, entre em contato com a instituição financeira, por meio de seus canais oficiais, para confirmá-la. Nenhuma instituição financeira séria e autorizada pelo Banco Central cobra taxas para liberar empréstimo. Isso é crime.

A criatividade dos fraudadores e o nível de sofisticação dos golpes estão cada vez maiores, e novas formas também podem surgir a qualquer momento. Para se proteger, a dica final é a seguinte: mantenha-se informado sobre o tema e compartilhe este conteúdo para ajudar outras pessoas a conhecerem os tipos de fraudes digitais. Lembre-se: sempre que identificar uma tentativa de golpe, notifique a instituição envolvida para que ela tome as providências necessárias.

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