Open Finance
Open Finance

Como funciona o Open Banking

Quem pode usar o Open Banking

O Open Banking (Sistema Financeiro Aberto) é uma iniciativa desenvolvida para que o mercado financeiro e de pagamentos seja mais eficiente, seguro, transparente e inclusivo. Todos os consumidores que tenham acesso a um canal digital de uma instituição participante poderão compartilhar suas informações de relacionamento, produtos ou serviços contratados, por meio de uma experiência totalmente digital.

Um dos propósitos do Open Banking é tornar o sistema financeiro e de pagamentos mais acessível para a população brasileira. Espera-se que a implementação do ecossistema estimule o desenvolvimento de novas plataformas e soluções no mercado, aprimore a qualidade dos meios de acesso já existentes e reduza custos de produtos e serviços financeiros para a população. Isso trará benefícios para a cidadania financeira, favorecendo a inclusão de quem ainda não é bancarizado.

Benefícios do Open Banking

Com o Open Banking, você poderá movimentar suas informações e serviços financeiros, a exemplo de financiamentos, seguros, investimentos, cartão de crédito, extratos de contas, quando quiser e com a instituição participante que você escolher, trazendo uma nova perspectiva de relacionamento com o sistema financeiro. Você poderá usufruir dos benefícios oferecidos por diferentes instituições participantes, ter maior visibilidade e controle da sua vida financeira e acessar a oferta de produtos e serviços financeiros mais adequada ao seu perfil e às suas necessidades.

Como será o compartilhamento de dados com o Open Banking

As interações dos clientes no âmbito do Open Banking ocorrerão por meio dos canais digitais das instituições participantes. Por meio deles, você poderá autorizar, alterar, renovar e encerrar o compartilhamento das suas informações por meio de um ambiente digital seguro e de fácil compreensão.

Para que ocorra o compartilhamento de dados, é necessária a comunicação entre a instituição que irá receber e a que irá transmitir seus dados, sendo imprescindível a sua prévia autorização. O processo deve ocorrer de forma ágil e segura, com o compromisso das instituições em garantir que as informações prestadas sejam claras e objetivas e as interações ocorram de forma simples e intuitiva, preservando a privacidade dos seus dados e a transparência do processo.

Com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos clientes, todas as instituições participantes devem seguir as mesmas etapas para a efetivação de um compartilhamento: 1) Você acessa o canal eletrônico de uma instituição participante do Open Banking, buscando contratar um produto ou serviço financeiro. Para agilizar essa contratação ou melhor adequá-la ao seu perfil, essa instituição poderá solicitar que compartilhe seus dados de cadastro ou o histórico de transações que você possua em outra instituição também participante do Open Banking, ou seja, o banco, a cooperativa ou a instituição de pagamento da qual você é cliente.

Você não será obrigado a realizar esse compartilhamento e se decidir autorizar, somente poderão ser compartilhados os dados necessários para a contratação do serviço que você deseja.

2) Durante essa solicitação de compartilhamento, a instituição na qual você está contratando o produto ou serviço, deverá informar a finalidade para a qual seus dados serão usados e o prazo do compartilhamento. Nessa etapa, você também vai selecionar a instituição de origem e os dados a serem compartilhados.

3) Na etapa seguinte, você será direcionado, de forma segura, para o canal de atendimento da instituição que você é cliente. Nesse momento, você sai do ambiente da instituição que vai receber suas informações e vai entrar no ambiente do seu próprio banco. Nessa etapa, chamada de autenticação, você entrará na sua conta, como faria normalmente. Não se preocupe, porque é um ambiente seguro, criptografado e a instituição que vai receber os seus dados não conseguirá ver suas credenciais de login e nem terá acesso ainda às suas informações.

4) No ambiente do seu banco, cooperativa ou instituição de pagamento, serão apresentados os dados a serem compartilhados, a finalidade, o prazo de validade do compartilhamento e nome da instituição que vai receber as informações. Se estiver de acordo, você confirma o compartilhamento.

5) Concluídas as etapas anteriores, você será redirecionado de volta para o canal de atendimento da instituição de destino dos dados.

6) Ao voltar para o ambiente da instituição de destino, será informado que o compartilhamento foi efetivado.

É importante lembrar que as informações poderão ser utilizados pela instituição de destino somente para a finalidade específica apresentada para você no início do compartilhamento e pelo prazo que foi combinado. Se mudar de ideia, não há problemas. Você pode cancelar o compartilhamento antes do fim do prazo, a qualquer momento. Esse cancelamento poderá ser feito no canal de atendimento da instituição de destino ou na de origem dos dados.

Open Banking para instituições participantes

O Open Banking lança às organizações participantes grandes desafios para gerar experiências inovadoras e surpreendentes para os usuários, criar soluções e vislumbrar oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios.

É um ambiente favorável para as instituições participantes expandirem suas fronteiras, tendo em vista que tudo ocorre por meio dos canais digitais. Dessa forma, elas poderão, por exemplo, captar novos clientes e ofertar produtos e serviços em canais de atendimento de terceiros, com a contratação de parcerias de outras empresas, o que permitirá às organizações mais flexibilidade para definir o posicionamento que vão assumir e a forma como vão entregar essas soluções para o mercado.

A grande mudança é a maneira como as instituições poderão interagir com você. Por meio do compartilhamento de seus dados, as instituições terão condições de identificar seus hábitos, planos e o estágio da sua vida financeira. Com essas informações, será possível a oferta de produtos e serviços personalizados, que ofereçam as melhores experiências financeiras e que façam parte da sua vida cotidiana, como ferramentas de apoio no gerenciamento e planejamento financeiro.

Por determinação do Banco Central do Brasil (BC), é obrigatória a participação no Open Banking das principais instituições financeiras do país, ou seja, os grandes bancos, assim como as instituições detentoras de contas, iniciadoras de transações de pagamentos e as que firmaram contrato de correspondente para encaminhamento de proposta de crédito por meio eletrônico. Além dessas instituições, outras instituições poderão participar de forma voluntária, desde que sejam instituições já autorizadas a funcionar pelo BC. Por segurança, você poderá consultar todas as instituições participantes, acessando a seção Quem Participa (https://openbankingbrasil.org.br/quem-participa/).

Veja também

mão segurando caneta

Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?

O Open Finance é uma evolução do Open Banking, onde o compartilhamento de dados não se restringe apenas aos dados bancários, mas sim aos dados do cliente no  ecossistema Sistema Financeiro Aberto. Ou seja, há ...

Homem apontando para gráfico no computador enquanto usa o celular

O que é Open Finance?

Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é o compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros por meio da integração de sistemas entre instituições participantes e autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Na prática, clientes pessoa ...

Aperto de mãos

Quais são os benefícios do Open Finance?

O Open Finance é uma forma de ampliar e fluir suas informações de diversas instituições financeiras ao sistema financeiro como um todo. Isso fará com que as instituições construam propostas baseadas nos dados das transações ...