Open Banking
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Como funcionará o Open Banking no Brasil

O Open Banking, iniciativa do Banco Central do Brasil, permitirá que você escolha quando, o que e com quem compartilhar os seus dados. O Open Banking foi dividido em 4 fases, e hoje vamos falar de todas elas. 

Muito se escuta falar sobre nossos dados. Um dado nada mais é do que uma informação que pode ser, por exemplo, referente ao seu cadastro ou ao seu histórico financeiro. 

Quando olhamos para o sistema financeiro, muitos produtos e serviços são criados pensando nas suas características, já que esses produtos irão resolver uma necessidade que você tem. 

Quando falamos que o Open Banking permitirá que você compartilhe seus dados, isso quer dizer compartilhar informações sobre você para a instituição que você desejar. Essas informações irão permitir que as instituições ofereçam produtos e serviços mais fiéis às suas necessidades. 

As instituições participantes devem respeitar as diretrizes definidas pelo Banco Central do Brasil. Os dados dos clientes não serão compartilhados em todas as fases do Open Banking. Veja agora o que acontece em cada estágio:

Fase 1 – Compartilhamento de informações públicas sobre canais de atendimento, produtos e serviços

Na primeira fase, as instituições participantes do Open Banking irão disponibilizar informações sobre canais de atendimento e produtos e serviços gerais disponibilizados pelas entidades participantes, como contas de depósito à vista, poupança, pagamento e operações de crédito. As informações serão compartilhadas entre as instituições. Neste momento não será possível o compartilhamento de dados pessoais, e com isso não teremos uma etapa de consentimento na primeira fase. 

Nesta fase, você terá acesso a informações para comparar produtos e serviços. A comparação não irá acontecer no Open Banking, mas sim com ferramentas que oferecem esse tipo de serviço e irão usar as informações disponíveis na estrutura do Open Banking. 

Esta fase terá início em fevereiro de 2021. 

Fase 2 – Compartilhamento de Informações de cadastro, transações e operações de crédito realizadas 

Na segunda fase, você poderá compartilhar seus próprios dados atualizados de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone, endereço, e dados de transações relativas aos produtos e serviços relacionados à sua conta. Aqui tudo acontece somente com a sua autorização expressa.

Esta fase terá início em julho de 2021. 

Fase 3 – Iniciação de transação de pagamento entre instituições e encaminhamento de proposta de crédito

Na terceira fase será possível iniciar um pagamento fora do ambiente do banco, por exemplo, por um aplicativo de mensagem. A iniciação de pagamento irá ocorrer fora do ambiente da sua conta, podendo acontecer inclusive no ambiente de outra instituição. 

Também será possível compartilhar o histórico de informações financeiras para propostas de crédito. 

Esta fase terá início em agosto de 2021. 

Fase 4 – Expansão do escopo de produtos, serviços e transações abordados pelas fases anteriores

Na última fase, teremos o compartilhamento de outros dados de produtos e serviços relacionados a operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.

Esta fase terá início em dezembro de 2021.


Em cada fase será possível o compartilhamento de diferentes informações. Você poderá selecionar quais dados serão compartilhados (e por quanto tempo) quando fizer a autenticação e a autorização com a instituição financeira envolvida. 

Vale lembrar que o compartilhamento acontece de forma 100% digital e é realizado dentro de um ambiente seguro. Esse compartilhamento pode ser interrompido a qualquer momento, caso desejado. 

Então, teremos 4 estágios até que o Open Banking seja estabelecido no Brasil.

Fique atento às datas estabelecidas pelo Banco Central do Brasil e faça parte desta revolução no nosso sistema financeiro. 

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